13 outubro, 2006

o afetivo sec. XX

da tanga de bananas e seios nus da bailarina e cantora antilhana JOSEPHINE BAKER nos palcos dos grandes cabarets de Paris.








de Leila Diniz no espetáculo "Tem Banana na Banda"/ Teatro de Bolso de Ipanema. Professora,introduz os palavrões nas falas das mulheres. Terna, simples. Desafiada a desfilar, no centro do Rio de Janeiro, de biquini, desfila sobre um caminhão.Triunfal.Perseguida pela ditadura militar.


UM HOMEM DE ÓCULOS do programa de televisão que usava o bordão "um instante maestro" para parar a audição de uma música e discutir sua qualidade( ele quebrava vinis também)lhe resguarda numa casa pela Serra dos Órgãos.DE BARRIGA DE FORA,NA PRAIA DE IPANEMA, COM MÃO NO CHAPÈU SOB SOL- eis uma imagem




dos "OBJETS TROUVÉS"/ "ready mades"/objetos achados em qualquer parte, como a louça de um mictório que recebeu o título de FONTE, exposto como Arte por Marcel Duchamp que tinha também o nome de Rose C'Est La Vie.PAI DA ARTE poder-ser-CONCEITOconceito.






de JOSEPH BEUYS que faz uma instalação plantando árvores para crescerem, na obra chamada Sete Mil Carvalhos.A RELAÇÃO COM OS MATERIAIS. A ARTE DA-VIDA





de 2001, uma Odisséia no Espaço. Deux ou Trois Choses que Je Sais D'Elle/JLGjlg







de Zelda, casada com Scott Fitzgerald,em plena Era do Jazz, que nestes anos loucos/les années folles, a década de 20,pós primeira guerra mundial, uma vez gritou, gritando, gritando por Bombeiros já que seu coração estava em cchamas!PERFOMANCE

. da ESCRITAescrita de Graciliano Ramos e dor,sêca.ah ler o poeta João Cabral de Melo Neto numa fazenda colonial que transe histórico. .



dos espíritos existencialistas às mesas dos cafés da Cidade-Luz.



De um bar de Copacabana chamado Gôndola.Esta desenhada, mais um gondoleiro em pequeno neon vermelho à alturaA de qualquer pessoa, numa parede em rua calma.noturna.
e das colunas guardadas por leões de gesso onde se chegava, por lances de escada largas, ao cine Azteca, no Catete.RIO, capital da República brasileirade Ozwald de Andrade que chamou seu amigo da Semana de 22, Graça Aranha, quando se desentenderam de "sem graça".de Leila Diniz.elisde O Anjo Azul cantando Luar do Sertão de Catulo da Paixão Cearense.OS CAMPOS





do andar muito, muito particularSENSACIONALde marilyn monroe, marilyn em Torrentes de Paixão.Isso depois de muitas participações em pontas.
da Resistência Francesa.fotograma
dos filmes neo-realistas de Roberto Rossellini...ROMA, CIDADE ABERTA. Europa 51. Alemanha ano zero...O CINEMA PERCEBE, SE AFETA DE REALIDADE(comoção)




do "i wanna to be alone " de Greta Garbo.





a escrita automática surrealista e o fluxo de consciência. Virginia. Joyce/Ulisses.

das belas de Picasso e do Uirapuru de Tarsila do Amaral.NÃO HÁ MAIS só UM belo




de GRANDE OTELO, comediante baixo e negro(Macunaíma) fazendo Julieta tendo OSCARITO como Romeu, na cena do balcão.PARCEIROS

Usava grandes tranças louras muito antes de xuxa, hebe, carolina dickman ou tati quebra-barraco ou quase todas as mulheres cariocas, sem esquecer de muitos rapazes do sec.XXI.de Orson Wells no Brasil rodando Tudo é Verdade sempre monitorado pelos serviços de censura de Getúlio Vargas, assim como traído pelos estudios de Hollywood.

da voz grave,rouca e sarcástica de Arrigo Barnabé cantando Clara Crocodilo.

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de beijo na boca, no happy-end de Matar ou Correr/carlos manga, paródia do clássico de Fred Zinnemann Matar ou Morrer,entre OSCARITO e grande otelo...DO OLHAR DE MARLENE DIETRICH

e citem/ citem de olho



ouvido








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